Conheça as categorias de digitalizadores 3D de mesa

  • por

A tecnologia de um scanner 3D de mesa é muito empregada na área da saúde para diagnósticos médicos, na arte e design e também em diversos segmentos da indústria para modelagem, prospecção de solo e também na área arqueológica, entre outras.

De modo geral, esses scanners funcionam de dois modos: digitalizador com contato e sem contato.

O equipamento sem contato faz as medições do objeto usando de diversos tipos de radiações (infravermelho, a própria luz visível, campos magnéticos, laser ou raio-x). Para cada uma delas existe um método para sua utilização.

O modelo de scanner 3D com contato, possui um sensor de toque e trabalha com um braço mecânico que se move percebendo o objeto a ser escaneado quando o toca. Normalmente, esse objeto é fixado em uma superfície plana, e cada ponto e posição de toque em torno dele são gravados e com essas informações, são feitos os cálculos para gerar o modelo 3D.

O principal modelo de scanner 3D de mesa disponível no mercado é o EinScan-S, da Shining 3D. Esse modelo conta com uma mesa giratória que facilita a digitalização 360°C de um objeto. O resultado da digitalização desse equipamento pode ser exportado nos formatos OBJ, STL e ASC, além da possibilidade de ser processado em aplicações de manufatura aditiva e outros.

A UP3D é uma empresa consolidada no setor de impressoras e scanners 3D que conta com excelente infraestrutura, experiência e know-how na área, o que a capacita em prestar serviços de excelência no mercado de impressão 3D e manufatura aditiva.